domingo

Tailândia - Ilhas Phi Phi


Partimos de Ao Nang, em Krabi e tivemos que apanhar um barco ( o da foto) para rumar-mos às ilhas Phi Phi. Chegar lá não é tarefa fácil, uma vez que a unica via é o mar. Não existem carros, nem aeroporto. Uma viagem de algumas horas ( mais ou menos duas) num barco atolado de gente e de malas. O arquipélago fica situado no mar de Andaman muito perto do Indico. É reserva natural desde 1983 e apesar de ser visitada por milhares anualmente continua a manter a sua beleza natural. As ilhas de Sonho são destino dos escandinavos há muito. É um destino longínquo na Tailândia que merece bem o esforço da viagem. Aguas quentes ( muito mesmo) e natureza que não acaba mais, faz-nos pensar que o paraíso é ali.
Chegada ao porto de Phi Phi Don a maior ilha do arquipélago. Um mar de gente que chega e parte duas vezes ao dia. No cais existem, logo à chegada existem homens a oferecerem-se como guias e para transportar as malas. Claro que não é um serviço gratuito. A ilha é tão pequena e é tudo tão concentrado que será difícil não encontrar o seu hotel o outro alojamento. Apenas existe um hotel construído em betão, o único que ficou de pé aquando do tsunami. Como viajamos com destino programado, tínhamos reservado estadia nesse hotel ( diária de 25 euros).
A melhor forma de garantir que encontra alojamento é marcar pela internet ( Site do Agodá) previamente. Mas, se quiser ir à sorte, pode sempre tentar as centenas de Guest House disponíveis por lá, de todos os preços ( de 1 euro de diária a 40 0u 50 euros) , só terá que perder algum tempo a procurar com as malas atrás de si, ou seja a puxa-las. Por lá não existem táxis , apenas motorizadas e bicicletas.
Phi Phi Lay, a ilha do filme a Praia. A unica forma é ir de táxi boat. Pode negociar o preço com o dono do barco e conseguir um preço muito bom ( cerca de 15 euros pela familia toda), no entanto convem deixar claro o tempo que quer ficar, senão arrisca-se a estar muito pouco tempo, uma vez que o objectivo do homem é ir arranjar outro cliente. A ida foi bastante assustadora. No lado norte da ilha o mar estava bastante agitado e as vagas tinham mais de 1,5 de altura. O barco de madeira agitava-se, subia na onda e descia com um bater de tábuas que fazia adivinhar que se ia desfazer. Tendo em conta que os coletes de salvação estão velhos e comidos do sol, de pouco no serviriam se o barco se voltasse. Quando finalmente entramos na praia foi um alivio.
Um barco- bomba de gasolina. A unica forma de abastecer os muitos barcos que circulam por ali.
Para quem gosta de mergulho tem aqui uma boa oportunidade de apreciar as muitas especies existentes. Esta é uma das principais actividades da ilha. Há barcos que organizam excursões de mergulho diariamente.
Outro aspecto de Phi Phi Lay.
Doctor Fish, é o "médico"mais procurado. Tem psoriase? Calosidades? Peles mortas nos pés? Experimente. Por 12 euros (um pouco caro) tem direito a mais ou menos 15 minutos de tratamento.
Os peixes gatos bébes juntam-se às centenas para se deliciarem com os nossos pés e pernas. Faz imensa impressão, cócegas mesmo. No final tem a pele lisa e macia.

A entrada da praia mais bonita da ilha de Phi Phi Lay, senão uma das mais bonitas do planeta.
Praia esmeralda em Phi Phi Don.
Praia verde em Phi Phi Don. A ilha tem duas lagoas, a verde e a esmeralda. Apenas do alto da ilha é possível ver essa maravilha.
Praia verde, lado ocidental da ilha.
Uma rua da ilha. Ali tudo se vende.
Outra rua.
Um aspecto dos seus magníficos rochedos.
A parte povoada da ilha. A maioria das construções são de madeira. Ao fundo, lado esquerdo o Hotel Phi Phi, o edifício mais alto da ilha e um ponto de referencia em caso de tsunami. O único de sobrou do tsunami de 2004.
Do miradouro, depois de uma penosa subida com sol e muita humidade atmosférica, é possível ver esta imagem. Do lado ocidental a lagoa azul e do lado oriental a lagoa verde.
Ao longe, na baía verde um barco navega com mercadorias.
Um aspecto do lado ocidental da ilha. Se tiver como destino a Tailândia reserve três a quatro dias para desfrutar desta beleza e vá na época das chuvas ( Julho, Agosto)porque encontra sempre menos pessoas, embora para o nosso gosto a ilha estivesse lotada. Agora imagine no Verão ( Dezembro, Janeiro ) deve ser quase impossível circular.

Sem comentários: